5 filmes e séries inspirados por Edgar Allan Poe

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Edgar Allan Poe está entre os escritores mais influentes de todos os tempos. O autor gótico é reconhecido não apenas por ter influenciado filmes, séries de televisão e outros grandes autores, bem como H.P. Lovecraft, mas por também ser o precursor (se não o criador) do gênero da ficção policial. Não apenas isso, Poe é leitura obrigatória para todos aqueles interessados em conhecer um pouco mais sobre as origens dos gêneros narrativos que mais fazem os corações palpitarem.

Apesar de toda sua evidente interferência no mundo do entretenimento, o romancista estadunidense acaba por ser relativamente desconhecido pelo público mais jovem, que muitas vezes não foi devidamente apresentado aos seus trabalhos. Por este motivo, a Misto preparou uma seleção de produções audiovisuais variadas com o objetivo de apresentar um pouco a respeito do maior escritor de suspense para aqueles que ainda não o conheciam. Com sorte, esta matéria servirá como incentivo para que o leitor inicie sua empreitada em meio as páginas de Edgar Allan Poe.

Nevermore – An Evening With Edgar Allan Poe (2011)/ Divulgação

 

O Corvo (2012)

Além de possuir uma proposta criativa, este suspense policial conta com diversas referências diretas aos trabalhos do escritor. Em acréscimo, ‘O Corvo’ possui como diretor James McTeigue, o mesmo responsável por ‘V de Vingança‘ (2005).

Sinopse: Quando um assassino em série passa a cometer crimes inspirados nos contos de Edgar Allan Poe, um jovem detetive de Baltimore se alia ao escritor para impedir que as atrocidades continuem a se tornar realidade.

 

O Solar Maldito (1960)

Baseado no conto de ‘A Queda da Casa de Usher’ (1839), esta película de terror mistério é dirigida por Roger Corman. Apesar de se trtar de um filme de sessenta anos de idade, ‘House of Usher’ não tornou-se risível com o passar do tempo, como ocorre com muitos filmes do gênero.

Sinopse: Ao entrar na mansão da família de sua parceira, um homem descobre uma maldição hereditária selvagem e teme que seu cunhado tenha enterrado sua noiva enquanto ela ainda estava viva.

 

Vincent (1982)

O curta-metragem escrito e dirigido por Tim Burton recebe a narração de Vincent Price, que é tão homenageado nesta obra por seu trabalho como ator no cinema de medo quanto o próprio Poe. O humor macabro desta animação em stop motion provoca sorrisos de ambos contentamento e estranhamento. A obra pode ser facilmente encontrada na internet.

Sinopse: O pequeno Vincent Malloy tem o sonho de se tornar alguém como Vincent Price. Então ele se perde em delírios macabros que atormentam sua mãe.

Vincent/ Divulgação

 

 

The Following (2013)

O seriado policial criado por Kevin Williamson tem como temática a influência dos trabalhos de Poe na forma como diferentes pessoas pensam – principalmente em sua primeira temporada. Por isso, ele possui como ambientação, o estado de Virginia, onde são mais fortes as marcas deixadas pelo poeta americano. Da mesma forma que a primeira produção da lista, ‘The Following’ é repleta de menções a cenas e passagens dos textos originais.

Sinopse: Um psicopata genial faz contato com outros serial killers em atividade para uni-los em um culto de fiéis que siga todos os seus comandos. A principal inspiração do grupo: as obras de Allan Poe.

 

Muralhas do Pavor (1962)

Também dirigido por Roger Corman, este longa-metragem formado por três contos de horror possui muito do humor macabro, e da estranheza proporcionados pelas histórias do escritor do século XIX. Mesmo com as risadas que surgem por causa de seus efeitos especiais datados, ‘Tales of Terror’ permanece uma obra muito interessante para aqueles que buscam conhecer um pouco mais do estilo decadente de Poe.

Sinopse: Três contos de horror a respeito de um viúvo rancoroso e a filha que ele abandonou; um beberrão e o gato preto de sua esposa; e um hipnotizador capaz de estender o momento da morte de um homem.

 

Graças à inventividade de Allan Poe, o cinema, a literatura, os jogos e os quadrinhos puderam evoluir para se tornar o que conhecemos hoje. Para aquele que já assistiu a algumas das obras inspiradas no autor de ‘O Corvo’, vale a pena ler alguns de seus textos originais. Mas se ainda não testemunhou suas adaptações para os meios audiovisuais, a lista que acaba de ler pode ser um bom ponto de partida.

 

Por Sergio Sbeghen

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Deixe um Comentário

Veja também

hancock vale a pena

Hancock | Vale a pena?

No ano de 2008, foi lançado o longa-metragem ‘Hancock’, dirigido por Peter Berg e estrelado por Will Smith e Charlize Theron. Recentemente, a produção foi

Leia mais >

Naomi | Vale a pena ler?

Naomi é um título originalmente publicada pela DC Comics, sendo criada por Brian Michael Bendis como uma das novas apostas da editora. A HQ também

Leia mais >

Análise | Batman: Amaldiçoado

Batman: Amaldiçoado foi lançado originalmente pela DC Comics em 2019 em três volumes escrito por Brian Azzarello (Coringa, Hellblazer) e desenhos de Lee Bermejo (Coringa),

Leia mais >

DC ou Marvel?

DC e Marvel já a muito tempo dividem o mercado de quadrinhos e conquistam fãs pelo mundo inteiro. E sempre cabe a pergunta: Você é

Leia mais >
Fechar Menu