Análise | Os Vingadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Sob direção de Joss Whedon, o surpreendente ‘Avengers’ (2012) tornou-se um fenômeno mundial que deve ser observado como uma das melhores adaptações de quadrinhos de todos os tempos.

Sinopse: Os heróis mais poderosos da Terra unem-se como uma equipe para impedir que o deus Loki escravize toda a humanidade.

 

Trabalho de roteiro

Um grandessíssimo mérito da escrita de ‘Os Vingadores’ está em seu potencial de entretenimento. Afinal, desde seu início até a resolução do conflito, o filme nunca perde seu bom-humor. Assim, ele serve como uma válvula de escape perfeitamente funcional da realidade. Todavia, existe um elemento de maior valor no roteiro de Whedon e Zak Penn, e este é sua humanidade.

Pela primeira vez desde ‘Iron Man’ (2008), pôde-se testemunhar personagens que são legitimamente humanos. Dessa vez, porém, as proporções foram significativamente aumentadas, graças a interação dinâmica entre os personagens. Portanto, é impossível assistir a ‘Os Vingadores’ e não acreditar que o Homem de Ferro, Thor e Viúva Negra existem.

Além dos pontos mencionados acima, deve-se considerar também que este filme é um espetáculo de proporções épicas. Sobretudo porque, muito acima de seu orçamento gritantemente alto, a película condensa momentos regados de muito humor, ação e diálogos envolventes. Logo, não há sequer um momento desimportante na produção.

Os vingadores
Marvel Studios/Os vingadores/Divulgação

 

Atributos técnicos

Como é costume quando se refere à grandes produções, especialmente quando se trata do cinema de super-heróis, é preciso elogiar a qualidade da computação gráfica empregada na obra. Até porque, este é uma das últimas produções Marvel que mantinha a escalada de qualidade de seus efeitos especiais.

Além disso, o filme detém aquelas que são as melhores interpretações de seu elenco vistas até aquele momento. Neste caso em especial, é importante ressaltar que a conexão entre os atores parece tão eficiente em cena, que era impossível não imaginar que as parcerias criativas firmadas aqui não seriam reprisadas em trabalhos futuros.

Alguns outros aspectos da obra que merecem elogios são a maquiagem, o figurino e a cenografia. Essa última merece ser mencionada devido à sua grandiosidade, pois os cenários da obra são massivos, e exigem um cuidado especial para que sejam mais do que um fundo falso.

Os vingadores
Marvel Studios/Os vingadores/Divulgação

 

Considerações finais

Apesar de seguir o padrão de combate contra minions desumanizados em algumas de suas cenas de ação, o filme ainda é recheado de humanidade. Aqui, os icônicos personagens dos quadrinhos são representados de tal forma que se pode simpatizar, não por serem superiores, mas por serem nossos semelhantes.

 

Por Sergio Sbeghen

Os vingadores
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Deixe um Comentário

Veja também

Fechar Menu